EDUCAÇÃO – Brasil mantém média estável, mas menos de 50% dos alunos atingiram nível mínimo em matemática e ciências no Pisa 2022

O Brasil manteve-se estável nas pontuações em matemática, leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As pontuações em 2022 foram de 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências, praticamente os mesmos resultados obtidos em 2018.

Apesar da estabilidade, menos de 50% dos alunos brasileiros conseguiram atingir o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. De acordo com o relatório divulgado, 27% dos alunos alcançaram o nível 2 de proficiência em matemática, enquanto a média dos países da OCDE é de 69%. Apenas 1% dos estudantes brasileiros alcançaram os níveis 5 ou 6, considerados os mais altos.

Quanto à leitura, metade dos estudantes no Brasil obteve o nível 2 ou mais, ficando abaixo da média da OCDE, que é de 74%. Em ciências, cerca de 45% dos alunos chegaram ao nível 2, contra 76% da média da OCDE. Os estudantes com melhor desempenho somaram apenas 1%.

O ranking global posicionou o Brasil no 64º lugar em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências, atrás de outros países latino-americanos como Chile, Uruguai, México e Costa Rica. O país permanece no grupo abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas.

No entanto, o relatório aponta que a pandemia de covid-19 não pode ser apontada como a única causa para o desempenho inferior nos países, apontando que as questões de longo prazo nos sistemas educativos também são culpadas pela queda no desempenho. A pandemia impactou a educação dos jovens, mas o relatório não identificou diferença clara nas notas de 2022 em razão do fechamento de escolas por mais ou menos de três meses.

Singapura liderou em matemática, leitura e ciências, com pontuações que equivalem a estudantes com três a cinco anos de escolaridade a mais em comparação aos demais alunos dos países com a média da OCDE. Em apenas quatro locais, houve melhora nas três disciplinas entre as avaliações de 2018 e 2022: Brunei Darussalam, Camboja, República Dominicana e Taipé chinês.

Os dados do Pisa avaliam a situação educacional em diversos países a cada três anos e oferecem um panorama amplo da qualidade da educação em nível internacional.

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