A lista dos pré-selecionados foi divulgada na terça-feira, 29 de julho, e está acessível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos devem realizar o login pelo portal Gov.br para verificar se foram selecionados. O Fies, administrado pelo Ministério da Educação, oferece financiamento a estudantes de graduação em instituições privadas que são avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Os pré-selecionados são chamados a acessar o sistema Fies Seleção para completar as informações solicitadas. Aqueles que se inscreveram para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar um laudo médico que comprove sua condição, referenciando o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). Além disso, caso haja alguma inconsistência nas informações fornecidas, as instituições de ensino podem exigir documentos adicionais.
É importante destacar que o Fies Social reserva metade das vagas para candidatos cuja renda familiar per capita não ultrapassa meio salário mínimo, em 2025 R$ 759,00. Esses candidatos, ao serem pré-selecionados, estão dispensados da obrigação de comprovar a renda familiar, mas devem confirmar suas informações junto à comissão da faculdade.
Depois da complementação, os estudantes têm cinco dias úteis para comprovar as informações fornecidas, seja de forma física ou digital, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição em que foram pré-selecionados. A aprovação da documentação é um passo vital para a validação junto a um agente financeiro, que deve ocorrer em um período de dez dias a partir do terceiro dia posterior à validação da inscrição pela instituição.
O atual processo do Fies gerou 276.140 inscrições para 112 mil vagas, refletindo uma grande procura e a oferta de oportunidades de financiamento educacional. Para este semestre, a quantidade de vagas é de 74,5 mil.
Ademais, o programa possui um mecanismo de lista de espera, onde os candidatos que não forem aprovados na chamada única ficam automaticamente inscritos. As convocações para essa lista ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro, com a possibilidade de ocupar vagas que ficaram disponíveis. Os interessados devem estar atentos às datas e prazos estabelecidos para garantir a continuidade de seu processo no Fies.