Durante uma coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que os índices de presença deste ano se assemelham aos de anos anteriores. Ele ressaltou que a avaliação completa dos resultados será divulgada em janeiro de 2026, junto com as notas finais dos candidatos. Além disso, o gabarito oficial do segundo dia de provas será publicado em breve, com uma data específica já anunciada.
Uma das principais inovações a serem implementadas em 2026 é a utilização do Enem como ferramenta para avaliação do ensino médio. Com a desmotivação evidente dos estudantes em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o governo espera que essa mudança estimule um maior comprometimento dos alunos com a prova, que é vista como um caminho de acesso às universidades.
Os resultados dessa nova estratégia, de acordo com o ministro, deverão oferecer uma avaliação mais eficaz do desempenho dos estudantes, já que o Enem é o exame em que eles investem mais esforço. Complementando as novidades, o Inep está estudando a possibilidade de aplicar o Enem em formato digital em capitais do Mercosul, como Buenos Aires, Assunção e Montevidéu, o que poderia ampliar a abrangência da avaliação para candidatos brasileiros e estrangeiros.
Até agora, a aplicação do Enem em 2025 ocorreu sem ocorrências significativas, embora algumas irregularidades tenham sido relatadas, como a eliminação de cerca de 1,7 mil candidatos por comportamento inadequado. No entanto, o ministro destacou que a maior parte do exame transcorreu sem problemas, apesar de episódios pontuais, como a necessidade de reaplicação das provas em algumas localidades afetadas por um tiroteio no Rio de Janeiro, por exemplo.
Ainda, os participantes que não puderam realizar a prova, por razões alheias a sua vontade, terão a oportunidade de solicitar reaplicações. Esse processo já está disponível e abrange casos de desastres naturais e problemas logísticos que impossibilitaram a realização das provas em determinadas regiões.
Em suma, o Enem de 2025 não apenas reafirma seu papel como um dos principais caminhos para o acesso ao ensino superior no Brasil, mas também se prepara para inovações que visam atender melhor às necessidades dos estudantes e à realidade educacional do país. A esperada reaplicação das provas e as novidades para a próxima edição apontam para um futuro onde a avaliação educacional seja mais inclusiva e representativa.









