EDUCAÇÃO – 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulga resultado e premia estudantes com 8,4 mil medalhas.

A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou o resultado nesta quarta-feira (20), premiando estudantes com um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. Além disso, serão entregues 51 mil menções honrosas. A competição é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e dividiu as premiações entre escolas públicas e privadas.

Este ano, a Obmep dobrará o número de premiações nas instituições privadas. Segundo o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, a olimpíada terá um sabor especial, já que além das premiações nacionais, foram criadas premiações estaduais, distribuindo cerca de 20,5 mil medalhas em diversos estados brasileiros.

A olimpíada também reconheceu o desempenho de professores, escolas e secretarias municipais de Educação. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano, em data e local ainda a serem definidos. Ao todo, mais de 18,3 milhões de alunos do ensino fundamental e médio participaram da competição, alcançando 99,78% dos municípios brasileiros e envolvendo mais de 55 mil escolas.

Um exemplo de sucesso na competição é o estudante Kevin Neves Ramos Badaro, que aos 14 anos já acumula duas participações na Obmep, com uma medalha de ouro e outra de bronze. Ele expressou sua alegria ao receber a medalha de ouro e demonstrou interesse em continuar participando da olimpíada para conquistar mais prêmios. Os medalhistas nacionais terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), recebendo uma bolsa de R$ 300 para integrar o programa.

Uma novidade deste ano é que os medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep, juntamente com os de outras quatro olimpíadas de conhecimento, poderão concorrer a uma vaga no IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do instituto. O curso, destinado a estudantes com ótimo desempenho em matemática, será uma qualificação de excelência para entrar no mercado de tecnologia e inovação. O coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, destacou que a conquista de uma medalha na Obmep pode abrir as portas de uma universidade para os estudantes premiados.

Criada em 2005, a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, contribuindo para estimular o estudo da matemática, identificar talentos e melhorar a qualidade da educação básica no Brasil.

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