Para calcular os votos válidos, são desconsiderados os votos nulos e em branco, levando em conta apenas os sufrágios depositados nos candidatos, que são os que de fato determinam o resultado da eleição. Com base nos resultados atuais, Paes precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser eleito no primeiro turno, um cenário provável de acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha.
Em relação aos votos totais, incluindo brancos e nulos, o prefeito Eduardo Paes mantém a liderança, com 54% das intenções, seguido por Ramagem, com 22%, e Tarcísio Motta, com 4%. Comparando com a última pesquisa realizada há duas semanas, Paes teve uma queda de cinco pontos percentuais, enquanto Ramagem subiu cinco e Tarcísio teve uma oscilação de três pontos para baixo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Além dos candidatos já mencionados, Marcelo Queiroz (PP) registrou 3% das intenções, enquanto Rodrigo Amorim (União), Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) obtiveram 1% cada. Carol Sponza (Novo) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 10% das intenções, e 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa do Datafolha entrevistou 1106 eleitores na capital fluminense, entre terça-feira (1º) e quinta-feira (3), e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00823/2024. Com uma margem de erro de três pontos percentuais e um índice de confiança de 95%, os resultados apresentados são importantes para entender o panorama político atual da cidade do Rio de Janeiro às vésperas das eleições.