Em um vídeo divulgado, Eduardo exibiu uma carta que, segundo ele, foi enviada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a Jair Bolsonaro. O parlamentar assegura que esse documento foi escrito antes que a decisão sobre a prisão domiciliar do ex-chefe do Executivo, imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fosse anunciada. Na correspondência, Trump teria elogiado seu ex-aliado brasileiro e expressado preocupação com a situação de prisão e a alegada perseguição política que Bolsonaro enfrenta atualmente.
Eduardo Bolsonaro aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da figura de Trump no panorama internacional, mencionando suas notórias vitórias em negociações com líderes globais, incluindo Justin Trudeau, de Canadá; Vladimir Putin, da Rússia; e Kim Jong-un, da Coreia do Norte. O deputado perguntou retoricamente: “Vocês acham mesmo que são vocês que vão conseguir parar esse cara?”, referindo-se a Trump, o que demonstra seu reconhecimento da influência ainda exercida pelo ex-presidente americano.
O clima de tensão em torno do julgamento de Jair Bolsonaro e as consequências políticas que poderão advir dessa situação têm gerado um acirrado debate entre os apoiadores e críticos do ex-presidente. O cenário é tenso, com declarações estabelecendo uma ligação entre o que acontece no Brasil e a postura internacional dos Estados Unidos. A promessa de sanções por parte dos americanos acentua ainda mais a complexidade da situação política no país, refletindo uma intersecção entre a política interna e as relações internacionais.