ECONOMIA – Volume de vendas do comércio varejista atinge maior patamar da série histórica em fevereiro, segundo IBGE.

O comércio varejista no Brasil apresentou um crescimento de 1% no volume de vendas em fevereiro, em comparação com o mês anterior, marcando a segunda alta consecutiva do setor. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o varejo atingiu o maior patamar da série histórica, superando o recorde anterior registrado em outubro de 2020.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o varejo cresceu 8,2% na comparação com fevereiro de 2023, 6,1% no acumulado do ano e 2,3% nos últimos 12 meses. Dentre as oito atividades do varejo, seis apresentaram crescimento em fevereiro, incluindo artigos farmacêuticos, outros artigos de uso pessoal, livros, móveis, equipamentos de escritório, informática, tecidos, vestuário e calçados.

Além do aumento no volume de vendas, a receita nominal também registrou crescimento, com avanço de 1,2% em relação a janeiro deste ano, 10,9% em comparação com fevereiro do ano passado, 8,2% no acumulado do ano e 3,6% nos últimos 12 meses.

O varejo ampliado, que engloba materiais de construção e venda de veículos e peças, também apresentou crescimento de 1,2% na passagem de janeiro para fevereiro. O setor de veículos, motos, partes e peças teve um aumento de 3,9%, enquanto os materiais de construção recuaram 0,2%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o varejo ampliado cresceu 9,7%, com altas no acumulado do ano e nos últimos 12 meses. A receita nominal do varejo ampliado também avançou, com crescimento de 1,6% em relação a janeiro, 11,9% comparado a fevereiro de 2023, 10,1% no acumulado do ano e 5,7% nos últimos 12 meses.

Os dados positivos do comércio varejista e do varejo ampliado refletem a recuperação econômica e o aumento do consumo no país, indicando uma tendência de crescimento para os próximos meses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo