Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor registrou um crescimento de 5,6% na comparação com abril do ano passado, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. Três das cinco atividades investigadas apresentaram alta, com destaque para os segmentos de transportes, que cresceu 1,7%, e de outros serviços, com uma elevação de 5,0%. Além disso, a atividade de informação e comunicação teve um aumento de 0,4%, alcançando seu ponto mais alto da série histórica iniciada em 2012.
Por outro lado, houve queda nos serviços profissionais, administrativos e complementares, com uma redução de 1,1%, e nos serviços prestados às famílias, que registraram uma queda de 1,8%. O índice de atividades turísticas também apresentou resultados positivos, com uma expansão de 2,3% em abril em relação a março.
No que diz respeito à receita nominal, o setor de serviços teve um aumento de 1,1% em relação a março e de 8,9% na comparação com abril do ano passado. No acumulado do ano, a alta foi de 6,3%, enquanto no acumulado de 12 meses o crescimento foi de 5,2%.
Esses dados refletem uma tendência de recuperação do setor de serviços no país, o que é um indicativo positivo para a economia como um todo. Apesar dos desafios enfrentados, as perspectivas apontam para uma retomada gradual e consistente desse importante segmento da economia brasileira.









