ECONOMIA – Volume de serviços no país cresce 0,5% em abril, segundo IBGE: segundo resultado positivo consecutivo em 2021

O setor de serviços no Brasil continua apresentando sinais de recuperação, com um crescimento de 0,5% na passagem de março para abril deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia avançado 0,7% de fevereiro para março.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor registrou um crescimento de 5,6% na comparação com abril do ano passado, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. Três das cinco atividades investigadas apresentaram alta, com destaque para os segmentos de transportes, que cresceu 1,7%, e de outros serviços, com uma elevação de 5,0%. Além disso, a atividade de informação e comunicação teve um aumento de 0,4%, alcançando seu ponto mais alto da série histórica iniciada em 2012.

Por outro lado, houve queda nos serviços profissionais, administrativos e complementares, com uma redução de 1,1%, e nos serviços prestados às famílias, que registraram uma queda de 1,8%. O índice de atividades turísticas também apresentou resultados positivos, com uma expansão de 2,3% em abril em relação a março.

No que diz respeito à receita nominal, o setor de serviços teve um aumento de 1,1% em relação a março e de 8,9% na comparação com abril do ano passado. No acumulado do ano, a alta foi de 6,3%, enquanto no acumulado de 12 meses o crescimento foi de 5,2%.

Esses dados refletem uma tendência de recuperação do setor de serviços no país, o que é um indicativo positivo para a economia como um todo. Apesar dos desafios enfrentados, as perspectivas apontam para uma retomada gradual e consistente desse importante segmento da economia brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo