ECONOMIA – Volume de serviços atinge recorde histórico em outubro, com alta de 1,1% em relação a setembro, impulsionado pelo setor de transportes.

O setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 1,1% em outubro deste ano em relação a setembro, atingindo um patamar recorde na série histórica, iniciada em 2012. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

Na comparação com outubro de 2023, o setor registrou um crescimento de 6,3%, com avanços também nos acumulados dos dez primeiros meses de 2024 (3,2%) e de 12 meses (2,7%).

O destaque para o aumento em outubro foi o setor de transportes, que cresceu 4,1%. O transporte aéreo teve um papel significativo nesse crescimento, com uma alta de 27,1%, impactado pela redução no preço das passagens aéreas. Os demais componentes dos serviços de transportes, como terrestre (1,6%), aquaviário (0,7%) e armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio (2,6%), também registraram crescimento.

Além disso, o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou uma expansão de 1,6% no período.

No entanto, apesar do crescimento médio do setor, três atividades tiveram queda de setembro para outubro: informação e comunicação (-1%), outros serviços (-1,4%) e serviços prestados às famílias (-0,1%).

A receita nominal dos serviços teve um aumento de 0,8% em relação a setembro, 9,6% na comparação com outubro de 2023, 7,8% no acumulado do ano e 7,4% no acumulado de 12 meses.

Por fim, o índice de atividades turísticas apresentou um aumento de 4,7% em volume em relação a setembro, alcançando um patamar 12,9% acima do registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia. Este resultado é o segundo positivo consecutivo e o mais alto da série histórica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo