Durante o ano de 2025, entre os meses de janeiro e novembro, as vendas no varejo acumularam uma alta de 1,5%. O mesmo crescimento foi observado quando analisados os últimos 12 meses, de novembro de 2024 a novembro de 2025. Esses números indicam uma recuperação gradual do setor, que tem enfrentado desafios nos últimos anos.
A pesquisa revelou que, na comparação mensal com ajuste sazonal entre outubro e novembro de 2025, sete das oito categorias analisadas apresentaram resultados positivos. As maiores altas foram registradas na venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com um impressionante crescimento de 4,1%. Outros setores destacados foram móveis e eletrodomésticos (2,3%), artigos farmacêuticos (2,2%) e uma gama de outros produtos pessoais e domésticos, que também mostraram evolução.
Por outro lado, o único segmento a registrar uma queda foi o de tecidos, vestuário e calçados, que apresentou uma diminuição de 0,8%. Na análise do comércio varejista ampliado, que inclui segmentos como material de construção e venda de veículos, as vendas também mostraram resultados diversos, destacando-se a alta de 0,8% em materiais de construção, enquanto o setor de veículos apresentou um leve recuo de 0,2%.
Se analisarmos os dados em relação a novembro de 2024, o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação se destacou, com um crescimento de 9,9%, seguido de altas significativas para artigos farmacêuticos (7,2%), móveis e eletrodomésticos (5,2%), além de outros artigos pessoais e domésticos (4,7%).
Apesar do desempenho global positivo, alguns segmentos enfrentaram retrações, como combustíveis e lubrificantes, que sofreram uma queda de 1,3%, e o setor de vestuário, que registrou uma diminuição de 4%. O comércio varejista ampliado, no entanto, apresentou uma redução de 0,3% quando comparado ao mesmo período de 2024, indicando que, embora certos setores estejam em alta, outros ainda enfrentam dificuldades significativas. Esses dados sugerem um cenário misto para o varejo, onde crescimento e desafios caminham lado a lado.
