ECONOMIA – Vazamento de dados atinge 87 mil chaves Pix da Sumup; já são sete casos desde o lançamento do sistema.



Nesta sexta-feira (22), o Banco Central (BC) divulgou que um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) tiveram seus dados vazados. Este é o sétimo vazamento desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

O vazamento aconteceu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024 e incluiu informações como nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Segundo o BC, as falhas nos sistemas da instituição de pagamento foram responsáveis pelo vazamento, que expôs dados cadastrais sem afetar a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como senhas e saldos, não foram comprometidos.

Mesmo com o baixo impacto potencial para os clientes, o BC decidiu comunicar o incidente como parte do seu compromisso com a transparência. As pessoas afetadas serão avisadas através do aplicativo ou internet banking da instituição, sendo estes os únicos meios oficiais de notificação. O BC alertou os clientes a ignorarem comunicações por chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens e e-mail.

O vazamento de dados pode ter exposto informações visíveis para terceiros e capturadas. O BC já iniciou uma investigação e poderá aplicar sanções, como multas, suspensão ou exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Este é o sétimo incidente de vazamento de dados do Pix desde o seu lançamento. Casos anteriores incluem vazamentos de 414,5 mil chaves Pix do Banco do Estado de Sergipe, 160,1 mil da Acesso Soluções de Pagamento, 2,1 mil da Logbank Pagamentos, 137,3 mil da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí), 238 da Phi Pagamentos e 46 mil da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia).

A legislação vigente prevê medidas punitivas para garantir a segurança e proteção dos dados dos clientes. Por isso, o BC mantém uma página para registrar incidentes e manter os cidadãos informados sobre questões relacionadas à segurança dos dados pessoais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo