ECONOMIA – Usuários do Gov.Br Receberão Notificações Sobre Vencimento de Passaporte a Partir de Quarta-feira, Aumentando a Conformidade com a Renovação de Documentos.

A partir desta quarta-feira, 12 de outubro, os usuários do aplicativo Gov.Br recebem um alerta sobre o vencimento de seus passaportes. A medida é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), com a intenção de tornar o processo de renovação mais ágil e acessível.

O serviço disponibiliza notificações personalizadas, que são enviadas diretamente para a caixa postal do aplicativo em três momentos distintos: com oito meses de antecedência do vencimento, a três meses e, por fim, quando o passaporte já estiver expirado. Estima-se que, até 2026, cerca de 1,9 milhão de cidadãos receberão essas mensagens, facilitando o planejamento de renovação dos documentos.

Para ter acesso a essas novidades, os usuários devem contar com uma conta Prata ou Ouro na plataforma. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que ela simplifica a vida dos cidadãos e reforça a confiança nas instituições públicas.

A Caixa Postal do Gov.Br, que foi lançada em fevereiro deste ano, já se tornou um canal significativo para o envio de informações personalizadas do governo. Desde sua criação, mais de 30 milhões de mensagens foram enviadas, abrangendo diversos serviços, como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concursos públicos e assistência à saúde.

Atualmente, a plataforma Gov.Br oferece um acesso a 4,6 mil serviços digitais federais, além de 8,7 mil serviços de estados e municípios. Entre os mais procurados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem e Carteira de Trabalho Digital.

A criação de uma conta no Gov.Br pode ser feita a partir do reconhecimento facial, que compara a foto do usuário à da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou pela validação de dados através de bancos credenciados. Para os mais exigentes, o nível Ouro, que permite acesso a uma gama mais ampla de serviços, requer identificação facial a partir de dados da Justiça Eleitoral ou pela leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Essa inovação reflete o compromisso do governo em melhorar a experiência dos cidadãos na utilização de serviços públicos, promovendo a desburocratização e o acesso digital facilitado.

Sair da versão mobile