Entre 2019 e 2023, as transações bancárias feitas por meio de smartphones no Brasil cresceram impressionantes 251%. Somente no ano passado, foram realizadas 130,7 bilhões de operações bancárias por meio de celulares, representando um aumento de 22% em relação a 2022. Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela pesquisa, destacou que o celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias, devido à eficiência e praticidade no dia a dia.
Os dados revelam que os brasileiros estão cada vez mais ativos nos serviços bancários, com um crescimento de 19% no total de transações em 2023. Desse total, 79% foram feitas por meio dos canais digitais, como celular, internet banking e aplicativos de mensagens. A utilização dos canais físicos para transações bancárias vem decrescendo, mas ainda são importantes no país.
Além disso, a pesquisa apontou um crescimento de 76% nas transações realizadas por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, evidenciando a crescente adesão dos brasileiros a essas ferramentas. O estudo, realizado entre janeiro e abril deste ano com 21 bancos, também destacou o sucesso contínuo do Pix, com um aumento de 16% no total de usuários cadastrados e um crescimento de 74% na quantidade de transações realizadas, demonstrando a força e a relevância desse sistema no mercado financeiro nacional.