ECONOMIA – Transações bancárias pelo celular dominam o mercado: 80% foram feitas via mobile em 2023, aponta pesquisa Febraban. Pix também continua em crescimento.



A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e isso inclui as transações bancárias. Dados recentes apontam que sete em cada dez transações bancárias realizadas no último ano foram feitas por meio do celular. Esse percentual aumenta para oito em cada dez transações se forem consideradas as operações feitas pela internet ou por mensagens instantâneas, como SMS, aplicativos ou chatbox. Essas informações foram reveladas no segundo volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, elaborada pela Deloitte e divulgada durante o evento Febraban Tech, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Entre 2019 e 2023, as transações bancárias feitas por meio de smartphones no Brasil cresceram impressionantes 251%. Somente no ano passado, foram realizadas 130,7 bilhões de operações bancárias por meio de celulares, representando um aumento de 22% em relação a 2022. Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela pesquisa, destacou que o celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias, devido à eficiência e praticidade no dia a dia.

Os dados revelam que os brasileiros estão cada vez mais ativos nos serviços bancários, com um crescimento de 19% no total de transações em 2023. Desse total, 79% foram feitas por meio dos canais digitais, como celular, internet banking e aplicativos de mensagens. A utilização dos canais físicos para transações bancárias vem decrescendo, mas ainda são importantes no país.

Além disso, a pesquisa apontou um crescimento de 76% nas transações realizadas por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, evidenciando a crescente adesão dos brasileiros a essas ferramentas. O estudo, realizado entre janeiro e abril deste ano com 21 bancos, também destacou o sucesso contínuo do Pix, com um aumento de 16% no total de usuários cadastrados e um crescimento de 74% na quantidade de transações realizadas, demonstrando a força e a relevância desse sistema no mercado financeiro nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo