As operações nas três fábricas foram interrompidas após um forte vendaval que causou danos significativos à unidade de Porto Feliz, situação que forçou a montadora a reavaliar sua capacidade produtiva. Este evento, ocorrido em 22 de setembro, resultou em perdas materiais e na suspensão temporária da produção.
O plano de retorno da Toyota envolve, nesta primeira fase, a produção de versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross. Os veículos híbridos serão fabricados tanto para o mercado interno quanto para exportação. A montadora também divulgou que o cronograma para os meses de novembro e dezembro tem como objetivo recuperar a quantidade de veículos híbridos que deixaram de ser produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro. Para viabilizar essa retomada, a empresa informou que utilizará motores e peças que serão importados de suas outras unidades fora do Brasil.
Com a reabertura das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, a Toyota decidiu aplicar a suspensão temporária de contrato de trabalho somente aos funcionários da unidade de Porto Feliz. Os trabalhadores das duas fábricas que retomarão suas atividades estão programados para voltar ao trabalho em 21 de outubro, após um período de férias emergenciais.
De acordo com as informações fornecidas pela montadora, a produção de veículos com motores convencionais será reiniciada somente em janeiro de 2026. Essa retomada incluirá tanto o mercado interno quanto o de exportação e abrangerá os modelos da linha atualmente em produção: Corolla, Corolla Cross, além do Yaris Hatch, que é fabricado exclusivamente para o mercado externo. A Toyota ainda não divulgou uma data para o lançamento do novo modelo Yaris Cross.