Entre 2021 e 2024, o aumento acumulado chegou a 27,4%, destacando o bom desempenho do setor nos últimos anos. O resultado do ano passado superou o de 2023, que ficou em 2,9%, mostrando uma evolução contínua na área de serviços.
No ano de 2024, quatro dos cinco setores analisados apresentaram resultados positivos. Os serviços de informação e comunicação, juntamente com os serviços profissionais, administrativos e complementares, foram os destaques, com um crescimento de 6,2%. Os serviços prestados às famílias também tiveram um incremento considerável de 4,4%.
O único setor que registrou queda foi o dos transportes, com uma diminuição de -0,7%. Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, essa queda é atribuída principalmente à redução da receita no transporte rodoviário de cargas, influenciada por uma safra menor no ano passado.
No mês de dezembro de 2024, o volume de serviços no Brasil teve uma queda de 0,5%, o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando uma perda de 1,9%. Esse desempenho é comparado ao recorde alcançado em outubro, o que eleva a base de comparação. Apesar disso, em relação a dezembro de 2023, houve um aumento de 2,4%.
No mesmo período, três das cinco atividades analisadas tiveram uma retração, com destaque para a categoria de outros serviços, que caiu -4,2%. Por outro lado, os serviços prestados às famílias tiveram um crescimento de 0,8%.
Apesar da queda mensal, o setor de serviços encerrou o ano de 2024 em uma posição 15,6% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Ainda assim, estava 1,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica, registrado em outubro de 2024, indicando uma perspectiva de recuperação e crescimento para o setor nos próximos anos.
