Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelas melhores exportações e vendas no mercado doméstico. As vendas no mercado externo registraram um incremento de 8,2% em comparação com o mês anterior, apesar de uma leve queda de 0,6% se comparado ao mesmo período de 2023. A Abimaq atribui essa queda ao declínio nos preços relativos, que despencaram 5,2%.
Em termos de quantidade, as exportações cresceram 5,4%, totalizando US$ 1,407 bilhão em outubro, o melhor resultado do ano. No acumulado do ano, mesmo com um desempenho 7% inferior a 2023 (janeiro a outubro), o setor mantém uma tendência de recuperação.
As importações também apresentaram um aumento significativo, totalizando US$ 2,7 bilhões em outubro, o que representa um crescimento de 6,1% em relação ao mês anterior e de 32,4% em comparação com outubro do ano passado.
Além disso, o número de pessoas empregadas no setor de máquinas e equipamentos teve uma melhora em outubro, totalizando 398 mil colaboradores. Esse aumento de 0,1% em relação a setembro e de 1,5% em comparação com outubro de 2023 demonstra uma recuperação no mercado de trabalho do setor.
Em resumo, os dados do balanço divulgado pela Abimaq revelam um cenário de crescimento e recuperação para o setor de máquinas e equipamentos, tanto em termos de vendas como de empregabilidade.