O foco atual da SAC é fortalecer a aviação no estado do Rio de Janeiro. A secretaria afirmou que pretende trabalhar para ampliar o número de passageiros na região, mas ressaltou que não há nenhuma determinação para flexibilizar a capacidade do Aeroporto Santos Dumont.
Em conformidade com o Tribunal de Contas da União (TCU) e em alinhamento com a diretriz de política pública estabelecida, o Ministério de Portos e Aeroportos está monitorando constantemente os impactos das medidas relacionadas à restrição operacional no Santos Dumont. A proposta sugerida pelo TCU para aumentar o limite de passageiros é apenas para consulta e avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero.
A Anac também esclareceu que não existe uma determinação para a proposta enviada pela SAC e que a medida tem apenas um caráter preliminar de consulta. A Agência reforçou que não há uma decisão definitiva sobre a flexibilização da capacidade do Aeroporto Santos Dumont.
Por outro lado, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) divulgaram uma nota conjunta repudiando o aumento do número de passageiros no Aeroporto Santos Dumont. Segundo as entidades, a limitação do número de passageiros em até 6,5 milhões por ano no Aeroporto Santos Dumont, implementada em 2023, proporcionou um equilíbrio econômico e de usabilidade para os dois aeroportos do Rio de Janeiro.
O aumento do número de passageiros no Galeão no primeiro semestre deste ano e o crescimento no transporte de cargas também foram destacados pelas entidades, que afirmaram que a eficiência dos dois aeroportos é capaz de gerar R$ 4,5 bilhões por ano na economia fluminense.