O encontro coincidiu com a reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, que reúne as principais economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. Enquanto a reunião do G20 está marcada para começar na quarta-feira (24), os vice-ministros, secretários e diretores dos ministérios de Finanças e dos Bancos Centrais já estão realizando reuniões preparatórias desde o início da semana.
A programação do evento inclui conferências magnas e painéis em formato de talk-show, contando com a presença de renomados líderes políticos, como o presidente eleito do Conselho Europeu, Antônio Costa, e a ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Além disso, professores e especialistas como Ailton Krenak, Denise Ferreira da Silva, Mariana Mazzucato e Ha-Joon Chang também estão participando das discussões.
De acordo com o BNDES, o contexto atual tem apresentado importantes desafios para os governos, desde avanços tecnológicos e mudanças climáticas até novas ameaças à segurança e transformações no mercado de trabalho. Diante desses desafios, a busca por respostas que promovam um desenvolvimento mais sustentável e equitativo se faz necessária.
A agenda do evento inclui debates sobre políticas industriais, econômicas e de sustentabilidade, com foco nos impactos da pandemia de covid-19. Questões como o papel do Estado na liderança das mudanças necessárias, a governança global e a construção de futuros mais promissores também estão em pauta.
Ao longo da semana, estão previstas discussões sobre temas como transformação digital, diversidade, inclusão, futuro do trabalho no serviço público e educação. O presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, e outros diretores do banco participarão das atividades, que contam com o apoio de diversos órgãos e entidades, nacionais e internacionais, interessados em promover um debate em prol de um futuro mais justo e sustentável.