O programa implementado pelo governo federal para a renegociação das dívidas oferece descontos de 77%, 92% e 99%, bem como abatimento de juros de até 100%. O MEC informou que a iniciativa busca auxiliar 1,2 milhão de pessoas com dificuldades financeiras para quitar seus débitos, especialmente aqueles relacionados a contratos celebrados até 2017, em fase de pagamento e com inadimplência registrada até 30 de junho de 2023.
Para realizar a renegociação ou simulação da renegociação, os devedores devem entrar em contato com o banco com o qual foi assinado o contrato, que no caso são o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal. Além disso, o MEC esclarece que todo o processo pode ser feito de forma virtual, por meio dos aplicativos dessas instituições.
É importante ressaltar que o prazo para solicitar a renegociação vai até 31 de maio de 2024, fornecendo aos estudantes endividados a oportunidade de acertar suas finanças e regularizar sua situação junto ao Fies.
Essa iniciativa do MEC representa uma oportunidade significativa para os estudantes que enfrentam dificuldades financeiras e estão lutando para quitar suas dívidas do Fies. Com descontos atrativos e a facilidade de realizar o processo de forma virtual, a expectativa é que um número significativo de pessoas se beneficie desse programa de renegociação. O retorno dos recursos para os cofres públicos também é um ponto positivo, contribuindo para fortalecer o financiamento estudantil e garantir a sustentabilidade do programa a longo prazo.