ECONOMIA – “Registrato, ferramenta do Banco Central, emite 21,5 milhões de relatórios em 2023, representando aumento de 64%”



A ferramenta Registrato, do Banco Central (BC), encerrou o ano de 2023 com um total de 21,5 milhões de relatórios emitidos. Esse número representa um aumento significativo de 64% em relação a 2022, quando foram realizadas 13,1 milhões de consultas. Segundo o BC, o aumento da procura pela ferramenta se deve a dois principais fatores: a crescente preocupação das pessoas com fraudes e golpes, e a mudança na linguagem dos relatórios, que se tornaram mais simples e acessíveis ao público, reduzindo assim a necessidade de buscar esclarecimentos nos canais de atendimento do BC.

O Registrato emite cinco tipos de relatórios: Chaves Pix em nome do cidadão, Empréstimos e Financiamentos (SCR), Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS), Câmbio e Transferências Internacionais, e Cheques sem Fundos. De acordo com o BC, o relatório de Empréstimos e Financiamentos foi o serviço mais procurado, com uma média de 700 mil documentos emitidos por mês em 2023. Em dezembro, esse relatório passou por uma unificação, antes existiam versões resumidas e detalhadas.

Em janeiro de 2022, o Sistema de Valores a Receber teve sua primeira rodada de consultas no Registrato, o que gerou grande procura. O BC criou uma página específica para tratar dessa demanda, pois muitas pessoas confundiam os dois sistemas. A reabertura do Sistema de Valores a Receber, em março de 2022, também contribuiu para o aumento da procura no Registrato, pois algumas pessoas passaram a conhecê-lo após consultar o sistema de valores a receber.

O Banco Central anunciou planos de implementar melhorias no Registrato, incluindo uma nova navegação para o usuário, com melhorias de acessibilidade, e a notificação ao correntista em caso de abertura ou encerramento de conta em instituições autorizadas pelo BC. Essa última novidade está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O BC recomenda que o cidadão acesse o Registrato periodicamente, a consulta exige conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. Cada relatório tem um prazo de atualização diferente, normalmente mensal. Para consultar as informações em tempo real, é necessário procurar a instituição responsável pelos dados apresentados e em caso de erro ou omissão no relatório, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira citada para fazer os ajustes necessários.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo