Desse montante, uma parte significativa, ou seja, R$ 349,31 milhões, será direcionada a contribuintes que possuem prioridade para o reembolso. A distribuição das restituições é diversificada, beneficiando vários grupos de contribuintes. Entre eles, destacam-se 158.775 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix. Também receberão as restituições 36.714 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 30.867 sem prioridade, 10.871 que atuam como professores, 5.040 que convivem com deficiência física ou mental, além de 6.627 contribuintes acima de 80 anos.
Os contribuintes que desejarem consultar se estão incluídos neste lote de restituições podem fazê-lo desde o último dia 24, acessando o site da Receita Federal. É um processo simples: basta clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Essa consulta também está disponível através do aplicativo da Receita Federal, acessível em tablets e smartphones.
O valor das restituições será depositado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração de Imposto de Renda. Para aqueles que não foram contemplados nesta lista e perceberem uma pendência, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para consultar o extrato da declaração. Caso identifiquem problemas, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição.
Importante ressaltar que, caso a restituição não seja depositada na conta indicada, devido a contas desativadas ou outros motivos, o valor permanecerá disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Se após um ano o valor ainda não tiver sido resgatado, o contribuinte precisará requerer a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, seguindo os procedimentos estabelecidos. Assim, ações e informações pertinentes visam facilitar a regularização e restituição dos contribuintes que se enquadram nessas categorias.
 
  
 








