ECONOMIA – Receita Federal cancela quinto lote de restituição do Imposto de Renda de 2025; contribuintes devem verificar situação para evitar malha fina.

A Receita Federal anunciou que, ao contrário do que era inicialmente esperado, não haverá a liberação de um quinto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente às declarações do exercício de 2025. A autarquia informou que todas as restituições referentes às declarações entregues dentro do prazo e sem inconsistências já foram processadas e pagas aos contribuintes até o lote de agosto.

Essa mudança se deu em função da eficiência na análise e processamento das declarações, permitindo que os valores fossem devolvidos de forma antecipada. Originalmente, a previsão era que as restituições fossem feitas em cinco lotes, organizados entre os meses de maio e setembro. Contudo, a celeridade no atendimento resultou em um processo mais ágil, eliminando a necessidade de um quinto lote.

Até agora, mais de 22,6 milhões de declarações foram enviadas, e a Receita Federal já realizou o pagamento de mais de R$ 36,6 bilhões em restituições neste ano. Para aqueles que ainda não receberam a sua restituição até agosto, a razão apontada é que suas declarações foram retidas na chamada “malha fina”, um processo de verificação mais minucioso que ocorre quando há discrepâncias nos dados informados.

Os contribuintes que se encontram nesta situação devem acessar o site da Receita Federal para consultar a situação de sua declaração. No portal, é possível clicar na seção “Meu Imposto de Renda” e verificar todo o extrato do processamento. Em caso de existir alguma pendência identificada, o contribuinte tem a opção de retificar a declaração, corrigindo quaisquer informações que possam ter levado à retenção.

Assim, a Receita Federal reforça a importância da precisão no preenchimento das declarações e da continuidade do acompanhamento da situação fiscal pelos contribuintes. Este ano, a otimização do processo trouxe benefícios significativos, mas ainda assim alguns cidadãos enfrentam contratempos devido a inconsistências que podem ser resolvidas de forma proativa.

Sair da versão mobile