Apesar do avanço registrado em agosto, a pesquisa revelou que 18 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram queda na produção. No entanto, o índice de difusão, que mostra a porcentagem de produtos que tiveram expansão entre os analisados, ficou em 56,7%.
No acumulado do ano de 2024, a indústria brasileira registrou um crescimento de 3%, e nos últimos 12 meses, o resultado foi positivo em 2,4%. Ainda segundo os dados do IBGE, o setor industrial se encontra 1,5% acima do patamar pré-pandemia de fevereiro de 2020. No entanto, em relação ao ponto mais alto já registrado, em maio de 2011, a indústria está 15,4% abaixo.
Ao analisar um período de três meses, André Macedo, gerente da pesquisa, destacou que o saldo da produção industrial é positivo, visto que o total da indústria apresentou crescimento de 4,4% em junho. Ele ressaltou ainda que o índice de média móvel trimestral vem mantendo uma trajetória ascendente desde meados de 2023.
Com esses dados, fica evidente o cenário de recuperação gradual da indústria brasileira, mesmo diante dos desafios e impactos causados pela pandemia. O setor continua mostrando sinais de reativação e crescimento, trazendo perspectivas positivas para a economia do país.