ECONOMIA – Produção de petróleo e gás no Brasil atinge 4,487 milhões de barris por dia em janeiro, revela ANP em Boletim Mensal.



Segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção total brasileira de petróleo e gás natural atingiu 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em janeiro deste ano. Desse total, 3,519 milhões de barris por dia (bbl/d) foram de petróleo, representando uma queda de 1,8% em comparação com o mês anterior, mas um aumento de 7,5% em relação a janeiro de 2023.

No mesmo período, a produção de gás natural foi de 153,93 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com uma redução de 1,7% em relação a dezembro e um aumento de 7,6% em comparação com janeiro do ano anterior. A região do pré-sal foi responsável por 75,5% da produção total de petróleo mais gás natural no Brasil, com 3,389 milhões de boe/d em janeiro.

A queima de gás natural em janeiro atingiu 4,55 milhões de m³/d, representando um aumento de 33,9% em relação ao mês anterior. Esse aumento na queima está relacionado ao comissionamento de novas plataformas, como a FPSO Sepetiba no Campo de Mero, que entrou em operação no início do ano. Os campos marítimos foram responsáveis por 97,5% da produção de petróleo e 84% da produção de gás natural em janeiro.

O campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 751,31 mil bbl/d de petróleo e 37,09 milhões de m³/d de gás natural em janeiro. A FPSO Guanabara, instalada na jazida compartilhada de Mero, foi a instalação com maior produção de petróleo e gás natural, com 179.144 bbl/d de petróleo e 11,47 milhões de m³/d de gás.

Os dados refletem a importância da produção de petróleo e gás natural para a economia brasileira, destacando o papel fundamental do pré-sal nesse cenário devido à sua relevância na produção total do país. A expectativa é que a produção continue a crescer nos próximos meses, impulsionando o setor e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo