ECONOMIA – Procon-SP notifica Enel por interrupção de energia em São Paulo: 150 mil imóveis afetados e possíveis sanções em jogo



A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) tomou uma medida importante em relação à concessionária de distribuição de energia elétrica Enel. A notificação se deu devido à interrupção prolongada dos serviços no dia 7 de janeiro deste ano, que afetou 150 mil imóveis em São Paulo. Essa ação é apenas o primeiro passo de uma investigação mais ampla, que pode resultar em sanções, como multas, para a concessionária.

Desde novembro de 2023, a Enel já foi notificada quatro vezes pelo Procon. A empresa é responsável pela distribuição de energia elétrica em mais de 20 cidades da região metropolitana de São Paulo, abrangendo inclusive a capital.

Segundo informações do Procon, a situação de interrupções no fornecimento de energia elétrica se repete a cada chuva, sem que medidas efetivas para solucionar o problema sejam percebidas. A demora na restauração do serviço para os consumidores atingidos é uma das principais reclamações.

Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, ressaltou que a justificativa da Enel de que os problemas são causados por eventos climáticos severos, como ventos acima do esperado, não é mais aceitável. Ele destaca que a falta de ações da empresa para resolver esse problema é preocupante.

Além da notificação, o Procon-SP solicitou esclarecimentos detalhados da Enel, como o número de consumidores impactados, as medidas tomadas para restabelecer o serviço e como a comunicação foi feita aos consumidores. Também foi pedido informações sobre a política de compensações aos consumidores que ficaram sem energia por longos períodos em suas residências e estabelecimentos comerciais. A Enel tem um prazo de sete dias para responder ao Procon.

Essa fiscalização do Procon-SP reforça a importância da prestação de serviços de qualidade pelas concessionárias de energia elétrica e a necessidade de garantir o fornecimento ininterrupto de energia para a população. A atuação do órgão de defesa do consumidor é fundamental para garantir os direitos dos cidadãos e a melhoria dos serviços prestados pelas empresas.

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