ECONOMIA – Prévia da inflação oficial de janeiro atinge menor valor mensal desde 2023, impulsionada pelo bônus de Itaipu para consumidores de energia.



A prévia da inflação oficial de janeiro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), trouxe uma boa notícia para os consumidores brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (24), a inflação desacelerou e ficou em 0,11%. Esse é o menor valor mensal desde julho de 2023, quando a inflação foi negativa em -0,07%.

Além disso, a taxa de 0,11% registrada em janeiro deste ano representa o menor valor para um mês de janeiro de todo o plano Real, que teve início em 1994. Os pesquisadores do IBGE identificaram que o aumento do custo de vida no mês foi impulsionado principalmente pelos grupos de alimentos e bebidas, com alta de 1,06%, e transportes, que apresentou uma elevação de 1,01%.

No entanto, o item que mais impactou o IPCA-15 de forma individual foi a conta de luz, que teve uma queda de 15,46%. Esse recuo expressivo contribuiu para segurar a inflação, representando uma diminuição de 0,6 ponto percentual no índice.

Uma explicação para a redução no custo da energia elétrica em janeiro foi o chamado Bônus de Itaipu, que beneficiou mais de 78,3 milhões de consumidores no país, representando 97% do total de unidades residenciais e rurais. Esse benefício resultou em um desconto na tarifa de energia elétrica, totalizando um montante de R$ 1,3 bilhão.

O cálculo da Tarifa-Bônus de Itaipu referente a 2023 foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e explicado detalhadamente aos consumidores. Para verificar se foram contemplados com o bônus, os consumidores devem observar a conta de luz emitida pelas distribuidoras, onde o desconto estará discriminado na aba “itens da fatura”.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, ressaltou que a redução no valor da energia elétrica é um instrumento eficaz no combate à inflação. Ele destacou que a energia elétrica é um item essencial na cesta básica de consumo, e, portanto, a diminuição de seu valor contribui para a redução da inflação no país.

A conta Itaipu, que distribui o saldo positivo para os consumidores desde 2018, foi aprovada pela Aneel e é uma medida que visa beneficiar diretamente a sociedade com o lucro das estatais. A gestão da Conta de Itaipu é feita pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar), que é responsável por repassar o montante do bônus às distribuidoras do Sistema Interligado Nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo