O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, informou sobre a reunião após participar de um encontro preparatório com outros ministros e representantes do Ministério da Fazenda. A expectativa é que durante a reunião o presidente Lula considere possíveis medidas para conter a inflação dos alimentos.
Uma proposta da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi questionada por jornalistas, sugerindo a flexibilização da validade dos alimentos com a inserção do modelo “best before”. No entanto, o ministro Paulo Teixeira afirmou que essa iniciativa não está em discussão.
Além disso, a Abras sugeriu mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a venda de medicamentos sem receita em supermercados e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito como forma de contribuir para a redução dos preços dos alimentos.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, acredita que a safra maior prevista para este ano poderá impactar positivamente nos preços dos alimentos. Ele destacou a importância da colheita de diversos produtos para contribuir com a redução dos custos alimentícios.
Esta reunião liderada pelo presidente Lula demonstra a preocupação do governo em encontrar soluções para a crise alimentar no país e busca medidas que possam beneficiar a população através da redução dos preços dos alimentos. A expectativa é que sejam discutidas estratégias eficazes para combater a inflação e garantir comida mais acessível à população.