ECONOMIA – Preços dos produtos de Páscoa caem 0,43% em média, aponta levantamento da FecomercioSP, mas vendas devem aumentar 5% em São Paulo.



Na última segunda-feira (14), dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelaram que os preços dos produtos mais procurados na semana da Páscoa no país tiveram uma queda média de 0,43% em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, em relação à Páscoa de 2023, houve um aumento significativo de 20,2% nos preços dos produtos.

O levantamento foi feito com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisou 11 produtos diferentes. Desses, seis apresentaram aumento de preço, enquanto cinco tiveram queda. Os preços caíram para a batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%), tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e pescados (-0,2%). Por outro lado, os valores aumentaram para o azeite de oliva (12,6%), ovo de galinha (13,2%), azeitona (13,2%), chocolate e achocolatado em pó (15,1%), chocolate em barra e bombom (18,5%), e alho (26,3%).

De acordo com a FecomercioSP, o aumento nos preços dos chocolates pode ser atribuído, em parte, à quebra na safra dos grandes produtores internacionais, como é o caso de Gana, na África. Essa situação levou o item a ter um aumento expressivo nos mercados mundiais.

A expectativa da entidade para as vendas durante a Páscoa é positiva, com uma projeção de aumento de 5% no faturamento dos supermercados em abril, no estado de São Paulo, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa perspectiva leva em consideração não apenas o período da Páscoa, mas também o mercado de trabalho aquecido, o crescimento da renda e a disponibilidade de crédito.

Com isso, a Páscoa de 2024 promete movimentar o comércio varejista e trazer resultados positivos para o setor supermercadista do estado de São Paulo.

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