A seleção abrange projetos sociais e ambientais destinados a estados da região Sudeste e ao bioma Pantanal. Os investimentos estão divididos em duas linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental, sendo que o primeiro edital destina-se aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e ao bioma Pantanal, com um investimento de R$ 166 milhões. Já o segundo edital, com um investimento de R$ 53 milhões, é especificamente para projetos de Educação que contam com incentivo fiscal pela Lei de Incentivo ao Esporte.
A inclusão do Pantanal na seleção atual é um dos aspectos inovadores desse edital, que amplia a atuação socioambiental da Petrobras. Além disso, a empresa está incluindo projetos ambientais de redução dos impactos do lixo no mar, no litoral do Sudeste, e projetos sociais voltados para população em situação de rua, no Rio de Janeiro.
As inscrições para projetos não incentivados ficam abertas até 22 de janeiro de 2024, e para os projetos de incentivo da Lei de Incentivo ao Esporte, o prazo termina em 4 de março. É importante destacar que as propostas prioritárias focam em povos indígenas, pescadores artesanais, mulheres, pessoas negras, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+.
Os projetos também precisam demonstrar suas contribuições para o alcance das metas estabelecidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a Petrobras realizará oficinas de qualificação, abertas às pessoas que tenham feito ou não inscrição, com o objetivo de orientar organizações da sociedade civil sobre as boas práticas na elaboração de projetos socioambientais.
A iniciativa da Petrobras visa promover o desenvolvimento do país de forma sustentável e inclusiva, buscando um futuro melhor para as próximas gerações. O compromisso da empresa com o meio ambiente e com a sociedade reflete uma postura responsável e atenta às necessidades do país. A seleção pública socioambiental demonstra o esforço da Petrobras em contribuir para um mundo mais justo e equilibrado.