O processo de busca por propostas para aquisição de biometano tem como objetivo levantar as condições comerciais oferecidas pelo mercado em função da descarbonização determinada pela Lei do Combustível do Futuro. A Petrobras destacou que, dentro dos conceitos da transição energética justa, poderá adquirir volumes três a quatro vezes maiores do que a produção média diária de biometano no país, que atualmente é de cerca de 220 mil m³/dia, de acordo com registros públicos da ANP.
Essa estratégia também incentiva o desenvolvimento de todo o ecossistema relacionado ao biometano em diversas regiões do país, contribuindo para a viabilização de investimentos na cadeia produtiva, incluindo agroindústrias, sucroalcooleiras, pecuárias e aterros sanitários. Além de gerar energia limpa, o biometano também auxilia nos processos de gestão de resíduos nas áreas mencionadas, trazendo benefícios para a sociedade como um todo.
Para participar da chamada de propostas, os interessados devem apresentar propostas comerciais na primeira etapa, descrevendo a origem, meio de movimentação e cronograma previsto do biometano. A etapa seguinte envolverá a negociação comercial para a aquisição do insumo, que deve atender aos padrões de qualidade da ANP. Todos os termos e requisitos para participação na chamada de propostas estão disponíveis no regulamento, que pode ser acessado através do Portal de Compras Eletrônicas Petronect.
O biometano, resultante da purificação do biogás produzido a partir de matéria orgânica, é essencialmente constituído de metano e possui diversas aplicações, podendo ser utilizado para geração de energia renovável, descarbonização da indústria, produção de hidrogênio de baixo carbono, biorrefino e produção de fertilizantes. A Petrobras reforça seu compromisso com a transição energética e a busca por fontes mais sustentáveis de energia.