ECONOMIA – Petrobras estabelece metas ambiciosas para redução de emissões de gases poluentes até 2030, revela diretor à Agência Brasil.

A Petrobras está estabelecendo metas ambiciosas para os próximos anos, visando a redução de emissões de gases poluentes. Em entrevista à Agência Brasil, o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, revelou que a empresa tem como objetivo reduzir ainda mais as emissões de metano (CH4), que é um gás com grande impacto no aquecimento global. Atualmente, a emissão de metano na fase inicial do processo de produção está em 0,22 tonelada por 1.000 toneladas de hidrocarboneto, e a meta é alcançar 0,2 tonelada de CH4 até 2030, considerado um valor quase zero.

Outra meta desafiadora da Petrobras é a operação de 14 novas plataformas do tipo FPSO, que possibilitam a produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás natural. Apesar do aumento da produção de petróleo e gás, a empresa se compromete a manter o nível de emissões absolutas até 2028, demonstrando um crescimento sustentável.

O próximo passo da Petrobras é reduzir ainda mais as emissões, visando atingir 0% de emissões líquidas até 2050. O Caderno do Clima 2024 mostrou que as emissões absolutas de CO2 da companhia diminuíram 41% no período de 2015 a 2023, e a emissão de metano foi reduzida em 68%.

Para alcançar a neutralidade de carbono, a Petrobras adotou um programa interno chamado Carbono Neutro, que envolve todas as áreas da empresa e é conduzido pela gerência executiva de Clima e Descarbonização. Por meio do Fundo de Descarbonização, a Petrobras viabiliza investimentos em projetos com menor emissão de gases poluentes, incentivando a escolha de processos mais eficientes e sustentáveis.

De acordo com Maurício Tolmasquim, o fundo já conta com cerca de 700 oportunidades de redução de emissões, e mais de 30 projetos estão em andamento. Essas iniciativas têm o potencial de reduzir as emissões em uma escala significativa, demonstrando o compromisso da Petrobras com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo