ECONOMIA – “Petrobras confirma boa produtividade em poço Sirius-2 na Colômbia com testes de formação”

A Petrobras divulgou hoje que obteve resultados positivos nos testes de formação realizados no poço Sirius-2, localizado na Bacia de Guajira, no Mar do Caribe, a 31 quilômetros da costa da Colômbia. O reservatório, que se encontra a 804 metros de profundidade e a 76 quilômetros da cidade de Santa Marta, apresentou boa produtividade durante os testes.

Segundo a empresa, o teste de formação avaliou um intervalo de aproximadamente 100 metros de reservatório, e além da confirmação da boa produtividade, foram coletadas amostras que serão analisadas em laboratório. A descoberta do poço Sirius-2 é parte do trabalho de exploração e produção de petróleo e gás que a Petrobras realiza na Colômbia, por meio da subsidiária Petrobras International Braspetro B.V – Sucursal Colômbia (PIB-COL). O consórcio que opera na região é composto pela estatal colombiana Ecopetrol, detentora de 55,56% das ações, e a Petrobras, com 44,44% de participação.

Além do poço Sirius-2, as empresas exploram também o poço Sirius-1, que se encontra no mesmo bloco exploratório. A Petrobras afirmou que os resultados obtidos nos poços serão avaliados conforme o planejamento e previsões contratuais junto à Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH), agência reguladora do setor de petróleo e gás na Colômbia. A exploração na Bacia de Guajira Offshore está alinhada com a estratégia de longo prazo da companhia, que busca recompor suas reservas de petróleo e gás por meio da exploração de novas fronteiras e parcerias, visando suprir a demanda global de energia durante a transição energética.

A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, destacou que a região onde está localizado o poço Sirius-2 faz parte da margem equatorial, uma área com potencial exploratório promissor. Recentemente, a Petrobras anunciou a descoberta do maior reservatório de gás natural da história da Colômbia na região. Apesar do grande volume, a produção será destinada ao mercado colombiano de gás, devido à alta demanda do país.

Além de atuar na Colômbia, a Petrobras está buscando ampliar suas operações no continente africano, com foco em países como Angola, Namíbia e África do Sul. A empresa já possui blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, na costa oeste da África. Nos Estados Unidos, a Petrobras tem participação em campos de águas profundas no Golfo do México, por meio da joint venture MPGoM em parceria com a Murphy Exploration & Production Company.

Na América do Sul, a empresa também tem operações na Argentina, Bolívia e Estados Unidos, contribuindo para a expansão de suas reservas de petróleo e gás e para atender a demanda global por energia. A atuação em diversas regiões do mundo reforça a estratégia da Petrobras de buscar novas fontes de recursos e garantir sua presença no mercado internacional.

Sair da versão mobile