Essa decisão da Petrobras é justificada pelo fato de que o diesel repassado às distribuidoras deve conter uma mistura de 14% de biodiesel, resultando no diesel B vendido nos postos. Atualmente, de acordo com um levantamento da ANP, o diesel B está sendo comercializado por uma média de R$ 6,17 nas bombas. Esse valor inclui a parcela cobrada pela Petrobras, o valor do biodiesel, impostos federais e estaduais, bem como os custos de distribuição e revenda. Com o novo reajuste, se repassado integralmente, o preço do diesel ao consumidor final pode chegar a R$ 6,36.
Este é o primeiro aumento de preços anunciado pela Petrobras desde outubro de 2023. Anteriormente, em dezembro do mesmo ano, a estatal havia realizado um reajuste para reduzir os preços. Mesmo com esse aumento, a empresa ressaltou que os preços praticados para as distribuidoras ainda estão 17,1% inferiores aos de dezembro de 2022.
A decisão da Petrobras em realizar esse reajuste reflete as oscilações do mercado de combustíveis e a necessidade de adequação dos preços praticados. A expectativa é que esse aumento possa impactar os consumidores finais, sendo importante acompanhar como o mercado irá absorver essa mudança nos valores do diesel.