ECONOMIA – Petrobras assina contrato histórico de exportação de petróleo com estatal indiana BPCL, fortalecendo relações comerciais e ampliando presença no mercado global.



A Petrobras firmou, nesta quarta-feira (12), um contrato para exportação de petróleo com a empresa estatal indiana BPCL – Bharat Petroleum Corporation Limited. O acordo prevê a venda de até 6 milhões de barris por ano e tem previsão de início ainda para este ano.

O contrato é do tipo framework, o que proporciona flexibilidade para ambas as partes envolvidas. De acordo com a Petrobras, esse modelo já foi comprovadamente eficaz no mercado anteriormente. O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, explicou que esse tipo de contrato facilita o processo de comercialização, permitindo que as partes negociem periodicamente de acordo com a realidade do mercado e busquem um acordo comercial que atenda às suas necessidades. Esse contrato pré-aprovado acelera a operação, o que é estratégico para atrair mais clientes no mercado.

A assinatura do contrato ocorreu em Nova Delhi, na Índia, com a presença do diretor Claudio Schlosser. Executivos da Petrobras estão participando de uma missão empresarial ao país durante a India Energy Week, evento que teve a participação da presidente da estatal, Magda Chambriard.

A expectativa é de que esse contrato aumente a participação da Índia nas exportações de petróleo da Petrobras. Em 2024, a Índia foi destino de 4% das exportações de petróleo da estatal brasileira. Sendo o terceiro maior importador de petróleo do mundo, o país teve sua demanda suprida em cerca de 85% por importações no ano passado. Com o crescimento econômico robusto e o potencial aumento na demanda energética, a Índia continua sendo um mercado importante para o petróleo brasileiro.

A Petrobras avalia que esse contrato representa um passo significativo para fortalecer as relações comerciais entre a empresa e o setor de refino estatal na Índia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo