Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de adquirir algum tipo de presente para a ocasião festiva, um aumento em relação aos 59% registrados no ano passado. Além disso, a estimativa é de que os consumidores gastem, em média, 5% a mais com presentes este ano em comparação com o ano anterior.
Os filhos aparecem como prioridade para 34,4% dos entrevistados, seguidos pelas mães (24,3%), namorados (21,1%), parentes e amigos (14,4%), e pais (2,4%). Os itens mais procurados para presentear incluem vestuário e calçados, brinquedos, perfumes e cosméticos. Quanto ao valor das compras, a maioria (33,7%) dos entrevistados pretende gastar entre R$ 200 e R$ 500.
No que diz respeito às formas de pagamento, a pesquisa revela que 62% dos consumidores têm a intenção de pagar à vista, utilizando meios como cheque, Pix, dinheiro ou cartão de débito. Já 37,5% devem optar por compras a prazo, utilizando o cartão de crédito.
Além disso, a sondagem da FecomercioSP abordou a situação financeira das famílias que pretendem realizar compras de presentes. De acordo com os entrevistados, 33,5% consideram estar em melhores condições financeiras, 19,2% acreditam estar em piores condições, e 42,1% relatam que a situação financeira permanece igual.
Com essa perspectiva positiva para as vendas de Natal, o comércio em São Paulo se prepara para atender à demanda dos consumidores e proporcionar um fim de ano repleto de presentes e alegria.