Ao comparar os resultados de 2021 e 2023, nota-se que as quatro principais preocupações dos entrevistados em relação ao open banking também diminuíram. A insegurança em relação a crimes financeiros passou de 48% para 36% em 2023, enquanto o temor em relação à utilização dos dados diminuiu de 45,8% para 34%. Além disso, a preocupação com a perda do anonimato das informações diminuiu de 43% para 29%, e a falta de proteção dos dados passou de 41% para 28%.
A pesquisa também revelou que 49% dos clientes que estão familiarizados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se sentem mais seguros para compartilhar suas informações pessoais.
A pesquisa Open Finance Brasil 2023 foi realizada em maio pela Ipsos, a pedido da TecBan, e teve abrangência nacional. Foram entrevistados 1.000 indivíduos bancarizados, homens e mulheres das classes A, B e C, que possuíssem acesso à internet.
Rogério Melfi, gerente de Open Finance na TecBan, atribui a diminuição da desconfiança em relação ao compartilhamento de dados a uma maior conscientização financeira por parte da população, além da entrada em vigor da LGPD. Segundo ele, as pessoas começaram a compreender seus direitos e deveres em relação à proteção de dados.
Como forma de proteger seus dados, Melfi recomenda que os consumidores utilizem sempre os canais oficiais de suas instituições financeiras e observem com cuidado se os links presentes em e-mails e mensagens de SMS são, de fato, provenientes de seus bancos.
Embora os resultados da pesquisa sejam positivos no que diz respeito à confiança dos brasileiros em relação ao compartilhamento de dados financeiros, é importante ressaltar a importância de estar sempre atento e tomar precauções para evitar possíveis fraudes e uso indevido das informações pessoais. O open finance, quando utilizado de forma segura e responsável, pode trazer benefícios significativos para os consumidores, como acesso a produtos e serviços financeiros mais personalizados e vantajosos.