ECONOMIA – Operadoras estão liberadas para instalar 5G em todos os municípios do país após retirada de interferências!



A partir desta segunda-feira (2), as operadoras de telefonia estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em todos os 5.570 municípios do Brasil. Essa importante conquista foi possível após a retirada completa das interferências que estavam impedindo a ativação do sinal 5G em todo o território nacional.

No último dia 26, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram o sucesso da “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), destinada exclusivamente ao 5G. Essa limpeza foi fundamental para liberar o sinal e permitir a implementação da tecnologia em todos os municípios brasileiros.

Antes do 5G, a faixa de frequência de 3,5 GHz era utilizada por serviços de radiodifusão e televisão via satélite, causando interferências na nova tecnologia. Com a migração e eliminação dessas interferências, as operadoras de telefonia agora podem oferecer o 5G em todo o país.

A Anatel atuou de forma estratégica nos últimos anos, realizando a desocupação de estações satelitais e a instalação de filtros nas parabólicas para reduzir as interferências. Além disso, cerca de 4,3 milhões de kits de conversão gratuitos foram distribuídos para famílias beneficiárias de programas sociais federais que dependem da parabólica tradicional para acesso ao sinal de TV aberta.

Todo o processo foi coordenado pela EAF, entidade que reúne as operadoras de telefonia responsáveis pelo sinal 5G. Embora as operadoras estejam liberadas para instalar a tecnologia em todos os municípios imediatamente, o edital do leilão estabelece a ativação do 5G em 2029.

A eliminação das interferências em 190 municípios da Bahia foi concluída com sucesso nesta segunda-feira, 14 meses antes do previsto. As famílias beneficiárias de programas sociais do governo podem agendar a instalação do kit gratuito por telefone ou através do site da EAF.

Essa conquista lembra o processo de desligamento da televisão analógica para adoção do 4G, onde as operadoras de celular também custearam a distribuição de equipamentos para as famílias mais necessitadas. O avanço para o 5G representa um marco na evolução tecnológica do Brasil, trazendo benefícios para a população e impulsionando a economia do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo