O Rio Energy Summit acontecerá em junho de 2024 e reunirá mais de 10 mil pessoas para discutir sobre transição energética e sustentabilidade no mundo. O evento será anual e tem como objetivo colocar o estado do Rio de Janeiro como líder global nas discussões sobre sustentabilidade e inovação.
Segundo o governador Cláudio Castro, o Rio de Janeiro tem a vocação para receber grandes eventos e o Rio Energy Summit é uma oportunidade de retomar esse papel. Castro ressalta que o ecossistema de inovação de energia é estratégico e fundamental para o avanço do Rio, do Brasil e do mundo. O secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, complementa que o evento reforça o compromisso do Rio com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a descarbonização da economia.
O líder do MIT REAP Rio, Hudson Mendonça, explica que o evento é uma continuação do programa de aceleração de regiões que busca construir grandes sistemas de inovação, como o Vale do Silício. A ideia é trazer a metodologia do MIT para fazer o maior evento do mundo na área de energia e sustentabilidade, em termos de inovação e empreendedorismo. Mendonça destaca que não existe nenhum evento de energia no mundo focado exclusivamente em inovação e empreendedorismo.
As consequências econômicas desse evento são enormes. A região desenvolvida do mundo é baseada em um ecossistema de inovação e o Rio Energy Summit busca atrair investidores, grandes empresas, startups e cérebros para desenvolver o futuro da transição energética. O objetivo é discutir as rotas tecnológicas para a transição energética, envolvendo temas como descarbonização, digitalização, descentralização e democratização.
O apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro é fundamental para a realização do evento, que coincidirá com os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos em 2024. O MIT REAP tem como objetivo transformar o Rio em um “Vale do Silício” focado em energia e sustentabilidade, e desde o início do programa no Rio de Janeiro, já foram aprovados mais de R$ 330 milhões em apoios a startups e capacitados mais de 900 empreendedores.
Com a realização do Rio Energy Summit, o Rio de Janeiro se consolida como um polo global de discussões sobre sustentabilidade e inovação, atraindo a atenção de especialistas e investidores internacionais. O evento tem o potencial de impulsionar a economia do estado e abrir novas oportunidades de negócios na área de energia limpa e diversificada.