Nova Ferramenta Digital Facilita Acesso a Oportunidades de Negócios no Acordo Mercosul-União Europeia
Os empresários que buscam identificar novas oportunidades no mercado a partir da assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE), marcada para este sábado (17), têm agora à disposição uma importante ferramenta digital. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou, na última sexta-feira (16), uma plataforma online destinada a reunir e organizar dados relativos ao comércio entre os dois blocos regionais.
Nomeada Painel de Oportunidades Mercosul–União Europeia, essa plataforma consolida informações cruciais, incluindo detalhes sobre países compradores, produtos exportados pelo Brasil, a distribuição regional das exportações, tarifas aplicadas e o cronograma de redução tarifária previsto no acordo. Tal iniciativa visa garantir que os exportadores brasileiros possam navegar com mais clareza nas novas oportunidades que surgirão com a integração comercial.
A secretária nacional de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, ressaltou a relevância deste acordo, classificando-o como o mais significativo já firmado pelo Mercosul. Segundo ela, a potencial conexão entre um mercado de aproximadamente 720 milhões de consumidores — sendo 450 milhões na UE e cerca de 295 milhões no Mercosul — pode resultar em um aumento das exportações brasileiras em cerca de US$ 7 bilhões.
Entretanto, Tatiana enfatizou que a concretização desse potencial exige a transformação dos compromissos estabelecidos em oportunidades tangíveis. A nova plataforma é uma das etapas iniciais de um esforço contínuo para implementar o acordo, funcionando como um importante recurso de política pública para democratizar o acesso à informação. “Ele organiza informações estratégicas e as coloca à disposição de quem decide, produz e exporta”, concluiu a secretária.
Desde sua disponibilização na internet, a ferramenta permite a visualização dos dados segmentados por unidades da federação, setores de atividade econômica e tipos de produtos. Essa abordagem deverá facilitar a tomada de decisões por parte dos empresários, contribuindo para um ambiente de negócios mais dinâmico e integrador entre os dois blocos comerciais. Assim, o Painel de Oportunidades promete ser um aliado valioso na busca por novos horizontes no comércio exterior brasileiro.
