Esses números impressionantes foram alcançados em apenas alguns dias desde que a nova modalidade entrou em vigor na última sexta-feira. Com potencial para atingir até 47 milhões de pessoas, o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho possibilita simulações e contratações de empréstimos de forma prática e rápida, através do aplicativo e site Carteira de Trabalho Digital, que contam com um número significativo de trabalhadores cadastrados.
Essa nova facilidade foi criada por medida provisória e abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais. O diferencial está na possibilidade do trabalhador autorizar o compartilhamento de dados do eSocial para contratar crédito com desconto em folha.
Com mais de 80 bancos e instituições financeiras agora tendo acesso ao perfil dos trabalhadores com carteira assinada através do eSocial, o volume de crédito consignado privado poderá triplicar, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), atingindo mais de R$ 120 bilhões somente neste ano.
Diante de tantas novidades, a Agência Brasil preparou um guia com perguntas e respostas sobre essa nova modalidade de empréstimo. A facilidade e praticidade oferecidas pelo Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho prometem revolucionar a forma como os trabalhadores contratam empréstimos, possibilitando mais acesso ao crédito de forma ágil e transparente.