Um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que cerca de 12 milhões de consumidores em todo o Brasil devem deixar suas compras para a última hora. Pimenta observa que essa prática tem se tornado uma tendência, contribuindo para o aquecimento das vendas neste período festivo.
Comparando os dados deste ano com o anterior, Pimenta destaca uma elevação significativa no ticket médio das compras, que passou de R$ 175 em 2024 para R$ 190 em 2025. Esse aumento no valor médio gasto por cliente não apenas reflete uma disposição maior para consumir, mas também eleva o faturamento geral das lojas. Ele acredita que as promoções atraentes e a expectativa em torno do pagamento do 13º salário contribuem para que os consumidores prolonguem suas idas às lojas.
Além do movimento intenso que se verifica neste fim de ano, o comércio também apresenta um desempenho melhor em relação ao mesmo período do ano passado e à época da pandemia. As previsões de crescimento das vendas para os associados da Alobras, que somam cerca de 1,2 mil, são de aproximadamente 10%, com uma elevação de 8% nas vendas durante a primeira quinzena de dezembro em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Antônio Almeida, diretor de marketing do Mega Plaza Shopping, complementa esse panorama otimista, revelando que o centro de compras registrou um aumento de 50% no fluxo de visitantes e uma elevação de mais de 15% no faturamento durante a temporada natalina. O ticket médio no shopping está em torno de R$ 250, o que demonstra que os consumidores estão dispostos a gastar mais. A inauguração de novas lojas e a diversificação de segmentos, como cama, mesa, decoração e cosméticos, foram ressaltadas como fatores que contribuíram para o sucesso deste período, melhorando ainda mais a oferta disponível aos clientes.







