O leilão contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, e teve a participação de outras duas propostas: a atual concessionária, Arteris Fernão Dias, que não ofereceu deságio, e o Grupo EPR (Consórcio Infraestrutura MG), que apresentou uma redução de 11,25%. As regras do certame enfatizavam a escolha da oferta com menor tarifa, assegurando que as obrigações contratuais de concessão fossem devidamente atendidas.
Esse leilão de contrato otimizado da BR-381 integra uma estratégia mais ampla do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), voltada para a atualização de contratos de concessão rodoviária que estavam em vigor. Trata-se do quarto leilão deste tipo realizado pelo governo atual, que busca modernizar a infraestrutura rodoviária brasileira.
O trecho em questão da BR-381 é de grande relevância, uma vez que atende diariamente cerca de 250 mil veículos, impactando diretamente cerca de 16,6 milhões de habitantes em 33 municípios nas regiões de São Paulo e Minas Gerais. Com a nova concessão, a Motiva se comprometeu a realizar investimentos estimados em R$ 14,8 bilhões, recursos esses que serão direcionados para modernização, duplicação e ampliação da rodovia.
As obras previstas no contrato incluem a construção de faixas adicionais, instalação de passarelas para pedestres e a criação de pontos de parada e descanso para motoristas, com o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez do tráfego. Este foi o 13º leilão de rodovias promovido pelo governo federal em 2025, consolidando um esforço contínuo para revitalizar o setor de transporte rodoviário no Brasil.
