ECONOMIA – Ministro da Fazenda apresentará Plano de Transformação Ecológica em viagem ao Oriente Médio e Alemanha durante COP 28.



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, partiu nesta segunda-feira (27) em uma viagem ao Oriente Médio e à Alemanha com o intuito de apresentar o Plano de Transformação Ecológica. O foco do novo modelo de desenvolvimento sustentável é o tema prioritário da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). O evento está ocorrendo nesta e na próxima semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Acompanhado da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad chegou à Arábia Saudita nesta terça-feira (28) para um encontro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. O objetivo desse encontro foi fortalecer os laços políticos e econômicos entre os dois países.

Na quarta-feira (29), o ministro e o presidente Lula têm agendado reuniões com empresários sauditas para promover oportunidades de comércio e investimento entre o Brasil e a Arábia Saudita. Após esse compromisso, a comitiva seguirá para Doha, no Catar, onde Haddad participará de eventos com empresários, com foco na promoção do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano de Transformação Ecológica do Brasil. O ministro também terá reuniões de alto nível com autoridades do Catar.

A partir de sexta-feira (1º), Haddad e o presidente Lula começam a participar da COP 28 em Dubai, onde irão se encontrar com autoridades internacionais ligadas ao meio ambiente, com destaque para o Plano de Transformação Ecológica. Haddad também terá papel ativo na participação de encontros bilaterais com outras lideranças.

No domingo (3), Haddad seguirá para Alemanha na comitiva do presidente Lula. Lá, terá reuniões bilaterais com ministros alemães ligados à agenda econômica e climática para debater possíveis acordos de cooperação. O ministro também participará de uma reunião interministerial Brasil e Alemanha, presidida por Lula.

Após a viagem pelo Oriente Médio e Alemanha, o ministro retornará ao Brasil para participar da Cúpula Social do Mercosul e da Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, ambas programadas para a próxima semana no Rio de Janeiro. Além disso, Haddad também estará presente na 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que será presidida pelo presidente Lula.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo