Alexandre Silveira foi enfático ao afirmar que não haverá tolerância caso a empresa não cumpra os compromissos assumidos para garantir um fornecimento de energia ininterrupto. “A resposta que eu dou aqui é objetiva. Não haverá leniência se os compromissos assumidos não forem cumpridos com a sociedade da Ilha do Governador. Desde o início dos problemas, nós trabalhamos diretamente com a Light. A concessionária assumiu compromissos para que eles sejam cumpridos no prazo mais rápido possível. Aconselhei que sejam realistas nos prazos porque isso pode comprometer o futuro da concessão. Vamos cobrar que as distribuidoras cheguem com energia e garantam dignidade às pessoas. Espero que hoje seja realmente um ponto de virada e que o setor privado entenda bem as regras que estão colocadas”, ressaltou Silveira.
O ministro pronunciou-se durante uma visita à subestação da Light no bairro do Tauá, acompanhado pelo prefeito Eduardo Paes e pela diretoria da concessionária de energia. Na oportunidade, evidenciou a necessidade de ações rápidas e eficazes por parte da Light para resolver os problemas de fornecimento de energia.
Os problemas de energia na Ilha do Governador foram intensificados no dia 14 de maio, quando um apagão deixou a região sem luz por cerca de duas horas. Em alguns pontos, a energia demorou ainda mais a retornar, causando transtornos significativos aos moradores. O prefeito Eduardo Paes criticou duramente a ineficiência da empresa em solucionar os problemas. “Algumas reuniões já foram feitas entre a prefeitura e a Light e nós temos visto um certo jogo de empurra e enrolação. Ouvi as explicações, mas a população da ilha está corretamente indignada e não é aceitável que continue acontecendo. Esse é um bom momento, porque sei que há um pleito pela renovação da concessão. Nosso papel é cobrar e pressionar para que o Ministério endureça com a Light”, afirmou Paes.
Em resposta, o presidente da Light, Alexandre Ferreira Nogueira, atribuiu os apagões a ligações clandestinas e fraudes na rede de distribuição. Nogueira garantiu que a empresa está comprometida em manter a geração de energia até a finalização das obras, prevista para novembro. “Hoje nós temos dois alimentadores novos de transmissão de energia na Ilha do Governador e vamos construir, posteriormente, um terceiro alimentador. O nosso compromisso é ter equipes dedicadas na ilha, prontas para realizar manobras rápidas em caso de interrupção de energia. O compromisso da Light é concluir as obras estruturantes e assegurar o fornecimento de energia na Ilha do Governador”, garantiu o presidente da Light.
Além disso, a empresa orientou os clientes que tiveram danos em aparelhos elétricos e eletrônicos a procurarem as agências da Light na Ilha do Governador ou utilizarem o portal virtual da empresa para formalizar seus pedidos de indenização. A solicitação deve ser realizada pelo titular da conta, acompanhada da nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de uma empresa autorizada. Após a solicitação, a Light analisa as informações apresentadas e verifica o histórico de ocorrências no sistema, enviando uma resposta ao consumidor.
O cenário revela uma situação crítica para a Light, que precisa rapidamente implementar soluções eficazes para garantir a continuidade de sua concessão e a satisfação dos seus consumidores.