ECONOMIA – Ministra do Planejamento defende cortes em políticas públicas ineficientes para viabilizar investimentos e melhorar a vida dos brasileiros.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, discursou em um evento em São Paulo nesta segunda-feira (28) sobre a importância de cortar gastos com políticas públicas ineficientes para viabilizar programas que melhorem a vida dos brasileiros. Durante o 7º Fórum Brasil de Investimentos, Tebet destacou a necessidade de equilibrar as contas públicas como forma de possibilitar investimentos essenciais, principalmente em infraestrutura.

Afirmou que é fundamental ter coragem para eliminar políticas públicas ineficientes e insuficientes, ressaltando que erros e fraudes já foram combatidos em 2023 devido aos impactos da pandemia. A ministra salientou a importância de parcerias para dobrar os investimentos no país e estimular o crescimento econômico.

Além disso, Tebet enfatizou a necessidade de estimular investimentos privados, apontando que apenas o investimento público não é suficiente. Ela destacou que o Brasil está abaixo da média de investimento em relação aos países emergentes e que é preciso garantir segurança jurídica e estabilidade para atrair investidores.

Durante o fórum, a ministra assinou um memorando de entendimento com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o objetivo de promover e divulgar as cinco Rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano. Essas rotas buscam fortalecer o comércio do Brasil com os países da América do Sul, reduzindo o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, seus vizinhos e a Ásia.

Tebet ressaltou a importância da integração regional da América do Sul para diminuir as desigualdades regionais no país, enfatizando que é necessário reduzir as desigualdades regionais para combater a miséria e a desigualdade social. A ministra destacou a oportunidade única que o Brasil possui no momento e a importância de aproveitá-la para promover o desenvolvimento econômico e social do país.

Sair da versão mobile