A Una será uma ferramenta que oferecerá um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. Os usuários poderão enviar documentos digitalizados, acompanhar ou remarcar agendamentos, tudo de forma integrada e eficiente. Além disso, a plataforma permitirá ao Ministério do Trabalho e Emprego um maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br.
Diversos serviços estarão disponíveis na plataforma para os cidadãos, como a solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), solicitações relacionadas ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros. A Una também irá oferecer suporte para agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e solicitação de seguro desemprego.
Com a implementação da plataforma unificada de atendimento, o Ministério do Trabalho e Emprego busca otimizar seus processos eletrônicos e proporcionar um atendimento mais eficiente e acessível para a população. A expectativa é que a Una traga benefícios significativos tanto para os usuários dos serviços quanto para a própria instituição.