ECONOMIA – Ministério de Minas e Energia anuncia decreto com regras mais rígidas para contratos de distribuidoras de energia, visando melhorar serviços

O Ministério de Minas e Energia divulgou, nesta quinta-feira (20), a decisão de implementar um decreto com diretrizes mais rigorosas para os contratos firmados com distribuidoras de energia. A expectativa é de que o texto seja oficializado amanhã (21) por meio do Diário Oficial da União.

De acordo com as informações disponibilizadas, o novo decreto irá apresentar 17 diretrizes que precisam ser seguidas pelas distribuidoras nos contratos futuros. Para aquelas empresas que já possuem contratos em vigor, será concedida a opção de se adaptar ou não às novas regulamentações, visando a renovação da concessão.

Dentre as medidas previstas, destacam-se as metas compulsórias para a restauração dos serviços em situações de eventos climáticos extremos, com o intuito de impedir que os consumidores fiquem sem eletricidade por longos períodos devido a tempestades, vendavais e quedas de árvores nas redes. Além disso, a satisfação do consumidor será considerada como um dos critérios de avaliação das distribuidoras.

No caso de descumprimento de alguma norma ou falhas na prestação do serviço, as distribuidoras estarão sujeitas à restrição na distribuição de dividendos aos acionistas da companhia, bem como a um processo de punição mais ágil.

O ministro Alexandre Silveira ressaltou a importância das novas normas, enfatizando que cerca de 56 milhões de unidades consumidoras serão impactadas positivamente. Ele ainda destacou que os novos contratos serão mais modernos e exigirão que as empresas assegurem a real capacidade de prestar o serviço, sendo que a qualidade será avaliada com base na satisfação do consumidor.

Essas mudanças visam evitar situações como a enfrentada pela Enel, que deixou milhares de moradores de São Paulo sem energia por vários dias após fortes chuvas na região metropolitana. Com as novas regulamentações, o governo federal pretende garantir um serviço mais eficiente e confiável para a população, eliminando longos períodos de interrupção no fornecimento de energia e melhorando o atendimento aos consumidores.

Sair da versão mobile