Composto por atividades que englobam negócios, formação e cultura, o evento oferece oportunidades de negociação e apresentações artísticas com viés comercial. Para o MiC, a economia criativa deve ser considerada como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Dentre as 260 vagas disponibilizadas, 99 foram preenchidas por participantes de diversas regiões. Dessas, 78 são vendedores e 21 compradores, contemplando 24 das 27 unidades federativas do país. Vale destacar que 109 mulheres, 101 homens e sete pessoas não binárias estão entre os selecionados que declaram gênero.
Para viabilizar a presença dos empreendedores no evento, o edital ofereceu um apoio financeiro de R$1,118 milhão. O valor foi distribuído de acordo com a localização dos selecionados. Cada participante do estado do Pará recebeu R$3.267,61, enquanto os da região Metropolitana de Belém obtiveram R$1.023,00. Já os participantes das regiões Norte receberam R$4.095,61, do Nordeste R$4.755,61, do Centro-Oeste R$4.107,61, do Sudeste R$3.819,61 e os da região Sul R$3.963,61.
De acordo com o MinC, o apoio financeiro destina-se a cobrir despesas de transporte (aéreo, terrestre e/ou fluvial), contratação de seguro viagem e diárias para hospedagem, alimentação e transporte local.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Com uma programação diversificada, o MICBR contemplará 15 setores criativos: Artes Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Vale ressaltar ainda que a Argentina será o país convidado de honra do evento.
O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil possui um papel fundamental no fomento da cultura brasileira, promovendo o crescimento dos empreendimentos e a profissionalização dos empreendedores. Além disso, representa uma grande oportunidade para a circulação e comercialização de produtos e serviços culturais, tanto no mercado nacional como internacional.