ECONOMIA – Mercado de franquias brasileiro tem crescimento de 13,5% em 2024, atingindo faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa da ABF.

O mercado brasileiro de franquias apresentou um crescimento significativo em 2024, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a pesquisa de desempenho realizada pela entidade, o faturamento do setor atingiu a marca de R$ 273,08 bilhões, representando um aumento de 13,5%.

Esse resultado positivo foi impulsionado pela recuperação do consumo no país, que foi influenciado pelo baixo índice de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias. Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, o forte mercado de trabalho e a circulação de dinheiro na economia foram fatores determinantes para o crescimento do franchising no Brasil, superando as expectativas iniciais.

Entre os segmentos que mais se destacaram em 2024 estão Entretenimento e Lazer, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food Service e Alimentação – Comércio e Distribuição, com crescimentos de 16,6%, 16,5%, 16,1% e 14,7%, respectivamente.

No ranking das principais franquias, a Cacau Show manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo, com um total de 4.216 operações em 2024, representando um crescimento de mais de 10%. Em seguida, estão O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s com 2.704 e a rede Colchões Ortobom, com 2.387 operações. Destaque também para a rede Lubrax+, que subiu do sexto para o quinto lugar, totalizando 1.685 operações.

Com um cenário favorável e perspectivas positivas para o setor, as franquias continuam a se destacar como um modelo de negócio atrativo e de sucesso no mercado brasileiro, contribuindo para a economia do país e gerando oportunidades para empreendedores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo